sábado, 22 de maio de 2010

Será um déjà vu?

Quebrando a sequência - mas ainda não a hegemonia - dos filmes americanos postados aqui, temos agora um filme francês. Entre os Muros da Escola (Entre les Murs) é um filme tão realista, que temos a nítida impressão de já tê-lo visto antes. Talvez não no cinema, tampouco no DVD. Se temos algum trânsito pelas escolas públicas, certamente iremos achar tudo muito familiar, exceto o francês, se optarmos por assisti-lo legendado.
Não esperem a grande salvação. Não é um filme de final feliz. O quase pessimismo do filme, contudo, nos leva à reflexão e mostra a importância de cada palavra, cada pequeno gesto realizado em sala de aula, e como eles podem "crescer" exponencialmente, tal como uma bola de neve rolando montanha abaixo.
O professor François Marin é o fiel depositário deste jogo de forças, que venho chamando a atenção neste espaço, entre o querer fazer e o saber fazer. Professor dedicado e preocupado com seus alunos, filhos de imigrantes em Paris, Marin enfrenta bem os obstáculos do dia-a-dia da escola, até cair em uma armadilha feita pelos seus alunos. Na tentativa atabalhoada de se livrar dela, termina levando mais pessoas para lhe fazerem companhia.
Acredito que refletir sobre os erros (e também os acertos) do Professor Marin, nos ajudará a tomar decisões mais sensatas nas nossas muito parecidas salas de aula.

5 comentários:

  1. Muito bom esse filme/documentario. Trata de questoes tao proximas de nós, que parece muitas vezes nossas salas de aula.

    ResponderExcluir
  2. Como dizia uma música dos Titãs: " miséria é miséria em qualquer canto, riquezas são diferentes..."

    ResponderExcluir
  3. Esse parece ter sido filmado no Brasil. Excelente filme, assim como Pro Dia Nascer Feliz. Tive a felicidade de assisti-los.

    ResponderExcluir
  4. iron,
    Assisti a esse filme com um misto de déjavú (é aasim que escreve?rs)e incômodo com a constatação de que temos tido pouca força pra mudar as realidades dos nossos alunos de escola pública, seja na França ou no Brasil. O tom pessimista (como vc referiu) parece-me que é o tom realista, pois em que realidade aquela situação (em que o professor e aluno se enredram)teria outro final? Qual o final dos alunos das escolas mais periféricas de nosso Estado? Tenho muitas dúvidas, muito pessimismo na percepção e muito otimismo na vontade (parafraseando Gramsci). Muito bom, seu blog, abraços!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Fani. Compartilhamos as mesmas inquietações. Li alguns livros sobre fracasso escolar, traduzidos de diversos idiomas. Estou convencido que encontrar a maneira adequada de educar os pobres está tão distante quanto a descoberta da cura da AIDS. A única diferença é que, contra a epidemia, têm-se mobilizado muito dinheiro e pesquisas reallizadas por pessoas competentes em todo o mundo...

    ResponderExcluir