sábado, 22 de maio de 2010

Escrevendo a própria história...

Fechando a trilogia do que considero um "filme-americano-sobre-escola-de-periferia-baseado-em-fatos-reais", temos Escritores da Liberdade (Freedom Writers). A espinha dorsal do roteiro é a mesma dos filmes postados anteriormente (O preço do desafio e Coach Carter). Um professor (no caso, uma professora) novato, mas cheio de entusiasmo, assume uma turma problemática em uma escola não menos problemática, situada em um bairro periférico em alguma cidade norte-americana. Os alunos são adolescentes e jovens sem perspectivas de futuro, pressionados pela necessidade de trabalhar, pelos dramas familiares e pelo assédio do tráfico. A escola se sente totalmente impotente para mudar esse cenário, por acreditar que seus alunos optaram por estar nessa situação. Já o professor (ou professora), acreditando que pode ser diferente, se envolve tanto com a missão de "salvar" os seus pupilos de um fracasso quase inexorável, que chega a prejudicar suas relações familiares.
Dois aspectos, entretanto, diferenciam este filme dos demais, além do fato de ser uma professora - e não um professor - a protagonista da história. Primeiro, a questão étnica. Mesmo sendo elemento marcante nos dois outros filmes (em O preço do desafio, a narrativa se pasa em um bairro de imigrantes latinos, em Coach Carter, em um bairro negro), em Escritores da Liberdade a multiculturalidade traz um elemento complicador à trama. É uma escola que abriga na mesma sala de aula, descendentes de latinos, orientais, negros e um único branco. Embora esse fato só acirre as relações, é também o mote utilizado pela professora para levá-los a se entenderem, entendendo "o outro".
O segundo aspecto que diferencia o filme em questão é a abordagem mais "sedutora" da nossa personagem principal. Enquanto os professores Jayme Escalante e Ken Carter beiram o autoritarismo nas suas ações, a professora Erin Gruwell, prefere argumentar e convencer sua turma a aceitar as diferenças e trabalharem juntos pela construção de um futuro mais promissor para eles mesmos. Assistam, vibrem, chorem e comentem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário