quinta-feira, 15 de abril de 2010

Meu primeiro filme sobre escola...

Embora o filme "Ao mestre com carinho" seja um clássico dos filmes sobre "reviravoltas" em educação, o primeiro filme sobre educação que teve significado para mim foi "O preço do desafio". Ainda na graduação, assisti com empolgação as aventuras do professor Jaime Escalante tentando fazer com que seus alunos desacreditados de um bairro latino dos EUA, aprendessem matemática. O cenário caótico se assemelhava às nossas escolas públicas. Portanto, ver alguém que abandonara um bom emprego pelo ideal de ensinar, era, pra mim, uma injeção de ânimo. Melhor ainda, sabendo que a narrativa era baseada-em-fatos-reais!!!
Do ponto de vista atual, talvez o filme seja um pouco antigo. Talvez não cause mais nenhum frissom em candidatos a educadores. Mas, certamente, é um filme que vale a pena assistir, entre outros motivos, pela excelente atuação de Edward James Olmos, no papel do professor Escalante.

5 comentários:

  1. Filme escolhido pelo meu grupo para o próximo trabalho. Espero que a gente aprove também! =)

    Tyciane

    ResponderExcluir
  2. Tem um outro interessante, beeeem mais recente que chama "Escritores da liberdade", se não me engano.

    ResponderExcluir
  3. "Escritores da liberdade" (o nome é esse mesmo, Cléa) está na lista e em breve aparecerá aqui...

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Por falar em "Meu primeiro filme sobre escola", lembrei-me do que assisti há 20 anos: "Sociedade dos Poetas Mortos" e tem sido minha referência até hj, qdo proponho uma reinvenção da escola, e ela só acontece, qdo nós nos submetemos a reinventar nossa própria vida.

    ResponderExcluir
  5. Marco,
    Também gosto muito desse filme e até tenho ele no meu pequeno acervo de filmes sobre escola. Em breve postarei um comentário neste espaço.
    Abraço!

    ResponderExcluir