sábado, 24 de abril de 2010

Treino para a vida!!!

Treino Para a Vida (Coach Carter) - Uma coisa é preciso ser dita: não basta ao professor ser competente e bem intencionado para que todos se rendam e sigam fazendo a educação de qualidade que nunca fizeram. O estado caótico da educação cristalizou uma série de práticas viciadas, que, para serem dissolvidas, necessitam uma boa dose de empenho e determinação. O treinador Carter parece reunir todas essas qualidades.
Levar um time de basquete, com um extenso histórico de fracassos, às finais do campeonato inter-colegial, não foi a terefa mais difícil! Os reais desafios apareceram quando o técnico quis transformá-los em homens e prepará-los para a vida...

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Meu primeiro filme sobre escola...

Embora o filme "Ao mestre com carinho" seja um clássico dos filmes sobre "reviravoltas" em educação, o primeiro filme sobre educação que teve significado para mim foi "O preço do desafio". Ainda na graduação, assisti com empolgação as aventuras do professor Jaime Escalante tentando fazer com que seus alunos desacreditados de um bairro latino dos EUA, aprendessem matemática. O cenário caótico se assemelhava às nossas escolas públicas. Portanto, ver alguém que abandonara um bom emprego pelo ideal de ensinar, era, pra mim, uma injeção de ânimo. Melhor ainda, sabendo que a narrativa era baseada-em-fatos-reais!!!
Do ponto de vista atual, talvez o filme seja um pouco antigo. Talvez não cause mais nenhum frissom em candidatos a educadores. Mas, certamente, é um filme que vale a pena assistir, entre outros motivos, pela excelente atuação de Edward James Olmos, no papel do professor Escalante.